terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2014! *-*

PARA PRATICAR


foto: web


Queridos/as,

Venho através deste post desejar a vocês o melhor ano de suas vidas!

Que tenham saúde, vida e vida em abundância. Que vocês consigam realizar seus sonhos, sejam persistentes, perseverantes. Sejam felizes.

Que vocês se lembrem e guardem em seus corações que o mais importante são o amor, o respeito mútuo, a verdadeira liberdade, os bons princípios e não os bens materiais. Saibam que suas vidas não são piores ou melhores do que a de ninguém, que as oportunidades estão para todos (todos os dias), então agarre-as e aprendam a desfrutá-las intensamente.

Ser feliz não é difícil. Felicidade é algo que se cria, é saber estar contente independentemente de circunstâncias, isto é algo interno e absolutamente superior do que qualquer fator externo.


Seguem algumas dicas, para entrarmos em 2014 com essência para este e os anos vindouros ;)

  1. Não gaste sua vida, seu precioso tempo, vivendo a vida de outros. O tempo não pára e tampouco volta. Viva todo o teu ser, aproveite cada sopro teu, cada fôlego, cada amanhecer.
  2. Ria mais. Seja por momentos dignos de riso ou mesmo por coisas tolas. Se tiver oportunidade para abrir um largo sorriso, faça-o de toda tua alma.
  3. Alimente-se bem, ingira mais frutas e vegetais, beba mais água, pratique algum exercício nem que seja levar o cachorro para passear, leia bons livros. Em suma, adote hábitos mais saudáveis. Teu corpo e tua mente agradecerão, pode acreditar!
  4. Brinde todas as tuas pequenas vitórias, conquistas. Sendo fiel no pouco, certamente no muito não perderás a humildade.
  5. Tenha uma base espiritual e não negocie teus princípios.
  6. Ame o teu próximo como a ti mesmo. Perdoe quantas vezes for necessário, isto quebrará todo muro e te fará sentir-se melhor, livre.
  7. Seja presente na vida das pessoas queridas, chore e comemore juntos. Invista tempo ao lado daqueles que assim como você são únicos.
  8. Seja mais paciente com as pessoas, incluindo com você mesmo. Ame mais, incluindo a você mesmo.
  9. Torne momentos simples inesquecíveis. A simplicidade é um antídoto para vários males na alma.
  10. Seja grato.
Que Deus esteja com vocês, abençoando-os cada dia e que vocês estejam sempre em plena comunhão com ele.

PARA OUVIR

Meu último desejo é que esta canção seja minha oração em 2014 e em todos os demais dias acrescentados em minha vida. Keith Green "Oh Lord, You're beautiful"


*Ficadica
"God bless you!"

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Viagem, sonhos, vida simples e agradecimentos

PARA ACREDITAR





Último dia de 2013, dá para acreditar?

E 2014 está às portas, mas ainda há muito o que rolar aos 45 do 2º tempo ;)

Exemplo disto foi a mini viagem (4 dias) de recesso que o Diogo e eu fizemos ao litoral. Vou mostrar um pouquinho do que aconteceu por lá no decorrer do post. Quero compartilhar com vocês alguns desejos e boas energias.

Bem, para quem vive atrelado a uma rotina mais ou menos assim: Acorda cedo, toma banho, vai para o trabalho, fica em pé o dia inteiro, fala o dia inteiro, corre o dia inteiro, passa o dia inteiro, anoitece, volta para casa, toma banho, faz o jantar, estuda, conversa com o marido, arruma a cozinha, dorme. Isto de seg. a sab. e no domingo: acorda um pouco mais tarde, faxina a casa, e escolhe entre sair para se divertir, descansar ou visitar pessoas. Bem, como dizia, para gente com rotina assim ou um tanto mais "hard", qualquer folga, feriado ou recesso se transformam em férias. Comigo funciona assim.



De todas as viagens que fiz, lugares que visitei, que conheci, NUNCA, havia ficado tão intensamente tocada, juro. Impossível traduzir com palavras, mexeu com minha alma. Chorei porque não queria mais voltar e depois que voltamos, me peguei chorando mais 2x, porque é como se me tivessem apresentado todo o sentido para meu viver e depois o escondido num baú, enterrando-o como um tesouro ali mesmo, naquelas areias brancas de Itamambuca. Fomos a Ubatuba, litoral norte de SP, queria além de conhecer as praias de lá, pegar umas ondas. Mas tudo foi além do imaginado, das expectativas...

Pense num lugar de uma natureza exuberante, de uma costa totalmente diferente do que já tinha visto, até as formações das ondas são diferenciadas. Imagine uma cidade simples, acolhedora, com pessoas humildes que te cumprimentam nas ruas, independentemente se são mais jovens ou mais velhos, e se despedem de você com um "Deus te abençoe". Imagine adultos que ensinam às crianças sobre valores como o respeito aos mais velhos, a preservação do meio ambiente, as leis do que se colhe se planta (literalmente). Conheci pessoas que abrem suas casas para você, que venceram lutando, guerreando, vibrando a cada vitória e ajudando um ao outro a se levantarem nas quedas. Pessoas generosas, hospitaleiras, dispostas a ajudar, a partilhar. Os motoristas param para você atravessar na rua. Parei!



Pensei: "Cara, o que é isso???"
Sei que pode parecer tuudo muito simplório, mas é tudo muito real, e não real porque quero convencê-los de que estou falando a verdade, é real porque é palpável, consistente, de carne e osso mais um bom tanto de mente e coração, pulsa vida, refrigério, verdade.

De uma coisa sempre soube: Gosto de estar com os pés no chão, assim descalços, sentindo o sopro do vento, com roupas que me deixem à vontade. Gosto das coisas simples, de falar sobre a vida, sobre a natureza, sobre o Criador, sobre valores, educação, respeito, pessoas, bondade, música, poesia. Gosto de trabalhos manuais, de gente de verdade, sem frescura, sem rótulo, sem marca. Tudo isto, num só pacote, encontrei lá.
Quero morar lá, viver lá.
Encontrei também minha vontade de correr, de explodir em cores, em vozes, de desembaraçar os pés, a língua, de sorrir, chorar de alegria, dançar a liberdade...
Calei-me.
Ainda não é a hora, nem o tempo. Mas ainda quanto tempo? 



 Nesta virada de ano, muitos são os desejos dos corações:
Comprar ou trocar o carro, conquistar a casa própria, entrar na faculdade, casar, ter o primeiro filho ou aumentar a família, conseguir um novo e gratificante trabalho ou abrir o próprio negócio, superar problemas, emagrecer, parar com algum vício, amar mais, perdoar mais, retomar a saúde, a fé...

Meus desejos para 2014 são muitos, começaram desde meu retorno desta viagem.
Quero viver os anos em diante com mais simplicidade do que já tenho vivido, quero acreditar mais em meu coração e apostar minhas fichas na verdade. Quero continuar a orar pelas situações que para mim são impossíveis e agarrar com unhas e dentes as que estão ao meu alcance. Quero lutar para chegar a cada dia mais perto daquilo que me traz paz, alegria e regojizo, sem olhar para os lados e muito menos para trás. Quero viver os meus dias de modo que eles valham a pena, ainda que não esteja onde quero estar, com minha alma e meu corpo, para que no dia em que isto for possível, eu venha a desfrutar do que sempre almejei com uma mente e um coração sadios.



Quero investir nos meus sonhos, criar conexões, fazer diferente, tomar posse pela fé. Parar de me esconder atrás do "mas" e do "e se" ou andar sob a aprovação ou sombra dos outros.
Vou me desprender, vou continuar a plantar, afagar mais minha gata, contemplar ainda mais o céu, o ar. Quero continuar a cozinhar e ensinar sobre tudo o que aprendi. Quero estar mais perto, bem mais pertinho do meu Pai, daqueles que amo, daquilo que amo. Quero VIVER como nunca antes. Quero fazer tudo o que for possível para projetar o fim da minha estadia terrena no lugar que me despertou para ser quem eu quero e preciso ser. Quero gastar meus dias lá.

Obrigada em especial ao Zecão Rennó e sua linda esposa e auxiliadora Cris, pelo carinho com quem sua família nos recebeu e do tanto que aprendi em pouquíssimos dias, assim como também a tua equipe de feras lá na escola de Surf (professor Allef "rocks"). Zecão além de mestre no surf e demais esportes radicais, possui uma história de conquistas, ralação, muito surf e uma família linda (e que lindos frutos rendem hoje, Salmos 1:3). Muito sucesso, saúde, amor, paz e prosperidade a vocês e a todos os que estão junto à vocês na estrada. Aloha.

Obrigada também ao meu querido Diogo, que é um grande amigo e companheiro inseparável. Sempre disposto, sempre esposo. Amo-te.

Sou grata pela família e amigos que de perto ou de longe, estão e são sempre presentes.

Obrigada acima de tudo ao meu Senhor, que está sempre comigo, que me ama incondicionalmente, que me entende, que me direciona, que me recebe como estou. Tu és o melhor presente e o fator mais importante em minha existência e vida.

PARA OUVIR

Fastball, "The way".




*Ficadica
"God bless you"

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Chester!

PARA COMER


Como falar em ceia de Natal sem falar em Chester, não é?

Este post é bastante especial para mim, e já lhes direi o porquê.
Neste ano, muita coisa bacana aconteceu. Sou grata de verdade por tudo, as pequenas e as grandes s2
Conheci pessoas incríveis, reafirmei amizades verdadeiras, chorei litros e sorri mares.

Fui a lugares diferentes, provei sabores exóticos, fiz novos cursos, descobri novos talentos, encontrei sólidos sentidos.

Tentei resumir meus sentimentos vividos em 2013, mas isto é certamente impossível. De qualquer forma, algo deliciosamente bom em que tive a oportunidade e o privilégio de participar, foi de algumas fotos publicitárias no ramo alimentício, na verdade, no preparo dos alimentos que estampariam embalagens, vídeos, menus...

Trabalhei na produção dos alimentos ao lado de um chef muito querido e talentoso, o Gilson Almeida, também food stylist, personal chef e proprietário de uma hamburgueria artesanal (veja alguns de seus trabalhos aqui). O grande fotógrafo foi o Ricardo de Vick (confira aqui seus trabalhos), que em seu vasto currículo consta nada menos que as fotografias de um dos livros culinários do chef francês Laurent Suaudeau.

Entre os quatro trabalhos que integrei, um deles foi para a marca Perdigão, e o produto, o Chester:


Com satisfação posso afirmar que foi incrível.

Tudo o que aprendi, acompanhar de perto a "ralação" que é em preparar o prato, as horas que se leva para montá-lo e torná-lo o mais especial possível, para daí sim fotografá-lo e finalmente ser aprovado para estampar as propagandas publicitárias foi show demais!!! Olha o orgulho: este Chester bonitão no prato, fui euzinha quem preparou (LÓGICO, com toda a instrução, direção e supervisão do chef).

Sem palavras, só agradeço =)

E segue a receita.

Chester
Rendimento: alimenta muuuita gente
Tempo: 1h

Ingredientes:

  • 01 Chester de aprox. 5kg, (limpo)
  • 04 dentes de alho picadinhos
  • 01 limão cortado ao meio
  • 1/2 xic. (chá) de fatias de bacon
  • Sal, pimenta-do-reino moída na hora e azeite a gosto


Preparo:

  1. Tempere o Chester com o alho picado mais o sal e a pimenta-do-reino a gosto.
  2. Coloque-o num refratário untado com um fio de azeite e regue um pouco mais do azeite sobre a ave, seguindo do suco de meio limão. A outra metade do limão, coloque dentro da cavidade interior bem como as fatias de bacon, como na foto, para liberar aroma por dentro.
  3. Se possível, coloque papel alumínio nas pontas das asas e das coxas, para evitar que estas queimem ao assar. Espete palitos de madeira fixando as asas rentes à lateral do Chester, para que depois de assadas fiquem com uma apresentação mais bonita. Com a mesma finalidade, junte as extremidades das coxas, amarrando-as com um barbante.
  4. Leve ao forno pré aquecido para assar por cerca de 45min. a 200ºC, coberto com papel alumínio.
  5. Depois deste tempo, descubra-o e deixe assar por mais uns 15min. ou até dourar (uma dica é regá-lo de 5 em cinco minutos para melhor dourar com o próprio líquido do refratário). Sirva.


PARA OUVIR

"All for love", Hillsong United.



*Ficadica
"God bless you!"


Torta de Cerejas e resoluções

PARA COMER


Se existe algo que ajuda "pacas" e que normalmente fazemos no fim do ano, são as resoluções para o ano seguinte ;)

Até o ano retrasado, ainda não havia feito disto um hábito, mas, ao listar minhas prioridades e objetivos no final de 2012 (um dos anos mais punks da minha vida) e alcançar 5 metas de 10 em 2013, foi um grande avanço!!!

Para 2014 ainda não fiz minhas resoluções (mas já incluirei as 5 pendentes deste ano), mas até o dia 31 a folha de caderno e o imã de geladeira me esperam =)

Se você ainda não fez a tua, tome algumas dicas:

  • Separe alvos por "categorias", por exemplo: Vida pessoal; Profissional; Familiar; Espiritual; Bens Materiais; Viagens etc...
  • Liste para cada categoria, as prioridades de modo a buscá-las antes dos demais alvos (por categoria);
  • Tente colocar datas para alcançar suas metas, por exemplo: Tenho até Abril de 2014 para realizar o plano "X"; Até Agosto de 2014 terei comprado o item "Y" etc...

Recomendo.

Outra coisa que REcomendo (pausa para o trocadilho, rsrs...) é esta deliciosa torta de cerejas, que ficará linda na tua ceia de Natal e maravilhosamente deliciosa na tua boca ;)


Torta de Cerejas
Rendimento: 06 pedaços
Tempo: 40min.

Ingredientes:

Massa:

  • 01 pacote de bolacha tipo "maisena" ou "maria"
  • 04 colheres (sopa) de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente


Recheio

  • 01 lata de leite condensado
  • 01 xic. (chá) de leite integral
  • 02 colh. (sopa) de amido de milho
  • 20 cerejas lavadas, cortadas e sem as sementes
  • 20 cerejas lavadas e inteiras para decoração
  • Raspas de chocolate meio-amargo


Preparo da massa:

  1. Bata no liquidificador ou processador a bolacha até formar uma farofa (pode ficar com pedaços, não precisa estar completamente fina)
  2. Incorpore a farofa de bolacha à manteiga, num recipiente, mexendo com as mãos até dar um pouco de liga (você sente que deu liga quando pressionar na forna uma pequena quantidade e ela aderir como massa).
  3. Forre uma forma de aro removível com essa massa, na parte de baixo e laterais. Não vai ao forno, é só reservar.


Preparo do recheio:

  1. Bata o leite e as cerejas cortadas no liquidificador. Passe a mistura para uma panela e dissolva o amido de milho. Leve ao fogo médio e acrescente o leite condensado. Mexa até ficar consistente, cerca de 5 a 7min.


Montagem:

  1. Coloque o recheio sobre a massa e espalhe as cerejas inteiras por cima. Polvilhe raspas de chocolate meio amargo e leve à geladeira por pelo menos 20min. ou até esfriar. Sirva.
PARA OUVIR

"Pela fé", de André Valadão.



*Ficadica
"God bless you!"

Purê Gratinado 3 Queijos e a véspera de Natal

PARA COMER


Ai, a véspera de Natal =)

Lembro-me de quando menor, o dia 24/12 era sempre especial! Os parentes distantes começavam a chegar de viagem para ficar na casa dos meus pais, sempre havia espaço para mais um. Aproveitávamos para colocar as conversas em dia, os abraços, os risos, contávamos "causos"...

Também era possível se ter uma noção das gostosuras que mamãe e minhas irmãs mais velhas iriam preparar para a ceia, mas de verdade, o que mais gostava era de brincar com meus sobrinhos, ficar de olho nas caixas de presentes postas aos pés da árvore natalina e claro, assistir aos filmes e desenhos especiais de Natal ("Esqueceram de mim" que o diga).

Hoje as vésperas continuam cheias na casa de meus pais, mas menos calorosas como naquele tempo da infância. Acredito ser porque cada irmão tem a sua própria família, então nos reunimos na casa de nossos pais, mas antes vivíamos lá, arrumávamos tudo, comprávamos, compartilhávamos tudo... juntos!

Sabe algo que não muda nunca??? O prato que está presente seja no Natal, páscoa, jantares de aniversário ou uma simples reunião familiar de domingo: O Purê Gratinado... da minha irmã =)

Digo à vocês: É muito, muito, mas muuuito bom!!!

A receita é bem simples:

Faça um purê de batatas (receita daqui) e divida-o em duas partes. Distribua uma das partes num refratário untado com manteiga e sobre o purê coloque uma camada de queijo muçarela fatiado, cerca de 100g (ou algum queijo de sua preferência), depois cubra com um potinho de requeijão cremoso (ou cream cheese) e por fim uma camada de creme de leite (a medida de uma caixinha). Coloque a outra parte de purê de batatas restante, polvilhe queijo parmesão ralado na hora (50g) e leve ao forno para gratinar (até dourar). Sirva. Rende até 8 porções e fica pronto em média de 30min.

Ótimos preparativos de véspera para todos ;)


PARA OUVIR

"In my arms", Jon Foreman.



*Ficadica
"God bless you!"



domingo, 22 de dezembro de 2013

Arroz & Feijão mais presente de Natal

PARA COMER



Pois é, o ano está acabando... Uau, o tempo está voando!!!

Já estamos com o Natal às portas e digo, ainda dá tempo de muuuita coisa acontecer antes de 2013 acabar ;)

Eu que o diga, pois sou capaz de jurar que não estava esperando, mas tenho uma boa nova: Voltei a lecionar (presente de Natal antecipado)

=)

E desta vez na minha área, "I'm teaching English".

Confesso que o frio na barriga é E-NOR-ME, pois quanto mais amor se tem por algo (no meu caso, pela educação como poderosa ferramenta), maior é o temor.

Mas, olha que fofo, creio que esta foto abaixo é um bom sinal ;)


Trufas de chocolate que ganhei dos alunos "pequerruchos" da turma de sábado em nossa 1ª aula

Mas voltemos ao Natal.

Muitos não gostam, e por "N" motivos. Eu gosto. Ponto.
 disse antes e torno a repetir: Nunca fui adepta de tradições, não cresci assim e nada contra quem seja, apenas não é parte da minha criação bem como dos meus atuais dias (com minhas próprias escolhas). Daí você se pergunta: "Se tu não é adepta de datas tradicionais, como tu gosta do Natal?"

Gosto porque gosto, ué.

Acho gostoso juntar a família e os amigos mais chegados, pois no meu caso, estes momentos são praticamente raros (isto porque cada um mora num lugar, trabalha com coisas diferentes, têm agendas totalmente adversas), então aprecio momentos, dias, datas, seja o que for, para estar mais perto daqueles que amo. Soma-se que de quebra rola uma boa comida e ainda alguns presentes, então o que há de ruim nisto tudo?

=)

Antes de qualquer coisa que tenha mencionado antes, também é uma data especial onde comemoramos o nascimento de Cristo (e olha, isto que vou dizer agora é pessoal: Sei que na Bíblia, não há data do nascimento de Cristo; Sei que em nossos dias é uma data bastante voltada para o capitalismo; Sei que muitos não acreditam em nada do que escrevi há pouco. Não me importo).

Não curto esse negócio de papai Noel (gosto pessoal), mas acho muito bom que alguns poucos ainda parem, ao menos num dia do ano, para pensar em como está, o que precisará melhorar, e tudo isso em sincronia com outras pessoas amadas.
Pessoas (como eu), aproveitam nem que seja num dia (de todo um ano) para estar junto de toooda a família reunida.
Pessoas param num dia do ano para abraçar e serem abraçadas, para beijar e receberem beijos, para dar e receber calor humano, afeto, mesmo que seja num só dia do ano, mesmo que seja para alguém da família, do círculo de amigos, da vizinhança, ou de quem vive à margem da sociedade, e é justamente nesta data que lembramos que elas estão ao nosso redor o tempo todo, e é ao menos nesta data que elas aguardam serem também lembradas. 

Ficamos mais amorosos, mais solidários, mais sensíveis, mais humanos, mais humildes (não digo em geral, mas alguns remanescentes sim). Ficamos mais parecidos com o aniversariante de 25 do 12. Sem sombras de dúvida, comemorar este dia e o valor do aniversariante, é o melhor presente que já recebi em toda vida.


Arroz & Feijão
(receita do livro "30 minutos e pronto" do Jamie Oliver)
Rendimento: 6 porções
Tempo: de 20 a 30 minutos

Ingredientes:

  • 02 Cebolinhas verdes
  • 01 Pau de canela
  • 250g de arroz agulhinha
  • 600ml da caldo orgânico de galinha
  • 400g de feijão preto (já cozido e sem tempero)
  • Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto


Preparo:

  1. Coloque uma panela larga com tampa em fogo médio. Apare as cebolinhas, fatie bem fino e coloque na panela, junto com a canela, uma boa esguichada de azeite e uma pitada de sal e pimenta (usei a branca) moída na hora. Mexa e deixe amaciar por 1min. 
  2. Adicione o arroz e o caldo de galinha. Escorra o caldo do feijão, enxágue e acrescente à panela, mexendo delicadamente. Aumente o fogo até ferver e depois reduza para o fogo médio. Tampe e cozinhe por cerca de 12 a 15min.
  3. Depois deste tempo, tire a tampa do arroz e mexa. Todo o líquido deverá ter sido absorvido. Prove e se necessário, corrija o tempero e/ou o cozimento (se ainda estiver meio cru, acrescente aos poucos mais caldo/água, volte ao fogo até que esteja al dente). Sirva.

PARA OUVIR

"Santo" - Livres para Adorar. Sem mais.


*Ficadica
"God bless you!"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...