quarta-feira, 3 de julho de 2013

Antes tarde que nunca! Nada de pizza, que tudo acabe em gallette

PARA COMER E PARA PROTESTAR




Há exatamente duas semanas, em 20/06/2013, tive o imensurável prazer em ter ido às ruas para protestar, mais especificamente na região da Av. Paulista, em São Paulo.




Todo o mundo viu (literalmente) as grandes manifestações que têm acontecido em diversos lugares no Brasil, e, apesar de más repercussões como a onda de vandalismo infelizmente "infiltrada" pelo velho "jeitinho brasileiro" de tirar proveito, ou mesmo os comentários de que as pessoas que estão à frente das reivindicações são na verdade grandões do colarinho branco, porque nada passa de interesses e intervenções políticas, cara na boa, é MUITOOOO recompensador ver de perto as grandes massas se movendo contra a esmagante corrupção que domina e predomina o país, isso sem falar em toda forma de crime (crimes políticos, ambientais, sociais, etc...), o excesso de culto à carne e suas concupiscências, o futebol, a futilidade dos grandes veículos de mídia manipuladora e por aí vai a lista!!!!!

SEMPRE estive presente quando possível em movimentos que falam por todo um povo e clamam por justiça. A primeira vez em que participei de um protesto, foi exatamente em 1993, aos 09 anos, numa greve de professores. Fomos até o prédio da delegacia de ensino de minha cidade e junto aos professores e demais alunos participantes falei no megafone e tudo: "Não está certo, queremos escola de qualidade e salário de qualidade, está tudo muito ruim", lembro...

No período da faculdade não foi diferente, reivindicávamos constantemente pelas taxas abusivas cobradas por qualquer tipo de serviço prestado pela universidade, além do acesso quase que limitado à biblioteca.

Bem, é ótimo ver o meu país lutando, dizendo não, fazendo a diferença




 e, o título do post "Antes tarde que nunca" tem de fato duplo sentido:

  1. Essa postagem é sobre a manifestação de 2 semanas atrás;
  2. Finalmente o gigante acordou!
E para o nosso povo, nada dessa história de "acabar em pizza"! Vamos todos acabar em "gallette" ;)


Gallette Salgada
(quase nada adaptado de Dr. Oetker)
Rendimento: 06 fatias
Tempo: 1h de descanso + 40 min. de preparo

Ingredientes:

  • 10g de fermento biológico
  • 02 xíc. (chá) de farinha de trigo
  • 01 colh. (sobremesa) de açúcar
  • 01 colh. (café) de sal
  • 01 ovo orgânico
  • 1/2 xíc. (chá) de água morna
  • 01 colh. (sopa) de manteiga com sal
  • 200g de calabresa triturada
  • 100g de queijo prato ou mussarela em pedaços pequenos
  • 03 tomates picados
  • 01 cebola pequena picada
  • Azeite de oliva a gosto
  • Pimenta-do-reino e orégano a gosto
  • 01 lata de milho em conserva (escorra a água)

Preparo:

  1. Dissolva o fermento biológico conforme instruções da embalagem. Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal, o ovo, a manteiga, o fermento dissolvido e misture.
  2. Sove a massa até ficar uma mistura lisa e homogênea (se necessário, acrescente aos poucos mais farinha, eu mesma precisei colocar mais 1/2 xíc. de chá por conta das variações de clima, da marca da farinha, etc...) e deixe descansar por 30 min. Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, no formato redondo.
  3. Coloque-a em uma fôrma redonda (30 cm), untada e enfarinhada e recheie com a calabresa, o queijo, a cebola, o tomate (na verdade os meus tomates foram utilizados como molho: picados mesmo, numa panela levei-os ao fogo com sementes e tudo. Após cozinharem, temperei com sal e passei o molho em peneira sobre a massa antes dos ingredientes do recheio, como em pizza), o milho e os temperos. Dobre as bordas para dentro e deixe crescer por 30 min. (neste momento, deixei a massa descansando dentro do forno com ele desligado). Regue com azeite de oliva e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média-baixa (180º a 200ºC) por 35 min. ou até dourar.
  4. Se preferir, polvilhe queijo ralado ao servir.

PARA OUVIR

... vi um grande homem fardado, que griatava ao povo: "Dinheiro", sem piedade...
"Deus, onde Estás?" da banda Palavrantiga.



*Ficadica
"God bless you!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...