quinta-feira, 4 de julho de 2013

Churros com doce de leite e memórias

PARA COMER



Às vezes me pego a pensar em como algumas coisas acontecem de maneira no mínimo curiosa... Ou, no que acredito, cuidados de Deus s2

Já ouvi várias vezes pessoas falarem: "Ai, dia desses estava com vontade de comer tal coisa e pela tarde fulana apareceu em casa com um prato cheio do que eu queria"...

Ok, vamos ser mais claros:

Esta é uma história real dentre as muitas que conheço e que também experimentei, mas recordo-me desta com carinho porque foi a primeira vez que ouvi sobre essas "jesuscidências" (palavra usada pelo querido Pr. Paulinho da IBAV Araras para falar das coincidências de Cristo).

Uma velha amiga, a Janaína, estava se graduando na época em RH e havia casado há pouco tempo (eles tiveram um bebê, então correram contra o tempo para organizarem tudo). Aconteceu que ela não estava trabalhando e seu esposo acabou ficando desempregado (ele estava começando sua carreira como enfermeiro chefe). Eles moravam no quintal dos pais da Janaína, de onde tinham algum suporte quando preciso, mas o dinheiro para pagar a mensalidade da faculdade iria faltar em determinado momento, pois entre as coisas da criança e as contas de casa, o curso certamente não estaria no topo das prioridades. E esse tempo chegou. Ela conta que estava muito triste, pois não queria ver suas contas "degringolando", mas foi inevitável até que, o pai dela ao receber o pagamento da firma onde trabalhava, notou que havia o dobro do valor naquele mês. Sem hesitar e sabendo das necessidades do jovem casal, pegou o valor "a mais" e entregou a filha, e assim ela pode ficar com a mensalidade da faculdade e a paz em dia. Agora, o mais bacana é que, como um bom cristão em seu testemunho, o pai dela no dia seguinte foi checar com o RH da empresa o que havia acontecido e explicou todo o ocorrido. Eles notaram que de fato o valor depositado não era nenhum aumento ou valor de bônus (infelizmente), mas um erro mesmo. Como ele foi claro em notificar o ocorrido e em como ele utilizara o dinheiro extra, eles decidiram ir descontando em parcelas do seu salário o valor utilizado, como se tivesse sido um empréstimo. E assim, todos saíram ganhando!

=)

Amo esta história. Lembro-me de como fiquei radiante quando a Jana chegou para nos contar essa boa nova!

A primeira vez que isso aconteceu comigo, tinha uns 8 anos de idade. Na época, só podia ir ao Mc Donald's quem tinha dinheiro ( e muuito) e a gente ficava aguado de vontade. Eu nunca exigia isso dos meus pais, pois sempre compreendi desde cedo o quanto eles trabalhavam duro para manter nossa casa. Aí fiquei doente por vontade não de um lanche, mas de um brinquedo: No Mc Lanche daquele mês, vinha um kit de pirata com um bauzinho de papelão. Aaaiii como eu queria aquele bauzinho!!!
Sempre gostei de coisas de pirata, desde pivetinha

Meu aniversário de 3 anos: Meninos de pirata e meninas de palhacinha, bem, nem todas ;)

mas nem tinha coragem de cogitar pedir aos meus pais, nem mesmo tocar no assunto. Inesperadamente, alguns meses depois, minha mãe simplesmente aparece com um bauzinho lindo de ferro, todo trabalhado, que servia de porta-jóias e foi dado de presente para mim por sua patroa na época! Eu vibrava, tamanha foi a surpresa e o contentamento!!! Mesmo sem saber ao certo, lembro-me como hoje em ter profundamente agradecido em meus pensamentos: "Obrigada Deus".
Tenho ele até hoje:



Recentemente, para ser mais exata no mês passado, duas coisas aconteceram:

  1. Sempre carrego meu guarda-chuva, e, certo dia estava sem. Dia este em que... tcharaaam... choveu. Enquanto estava na fila (enorme por conta do horário de pico) para entrar no terminal rodoviário para voltar para casa, um senhor que estava atrás de mim na fila fez questão de me amparar em seu "guarda-sol" (era aqueles guarda-chuva tamanho família) até eu chegar no guichê de entrada. Pode parecer bobagem, mas olhava muitas pessoas na fila encharcadas (chovia forte mesmo, é que vocês não têm noção de como é a chuva aqui), eu estava sequinha, e assim fiquei até chegar em casa.
  2. Outro fato foi quando numa vez também voltando para casa, ao começar a andar na minha rua, tentei acompanhar um carro de churros, mas não consegui alcançar, pois ele acabou entrando em outra rua. Pior é que tinha ficado mesmo com vontade de comer um churros de doce de leite com cobertura de chocolate e amendoim... Continuei andando. Quando já estava avistando o meu portão, há uns 2 minutos de chegar, eis que um outro carro de churros estava parado, pasmem, no meu portão!!! O senhor resolveu parar para preparar mais massa antes de continuar "rodando". Olha, nunca comi churros com tanta alegria =) 
Doce de leite caseiro


Churros e doce de leite caseiro
(receita daqui)
Rendimento: 20 churros (no tamanho do meu)
Tempo: 15 min.

Ingredientes:


  • 01 e 1/2 xíc. (chá) de água filtrada 
  • 40g de manteiga (com ou sem sal)
  • 01 colh. (sopa) de açúcar
  • 01 pitada de sal
  • 02 xíc. (chá) de farinha de trigo
  • óleo para fritar

Preparo:

  1. Em uma panela coloque a água e espere ferver. Em seguida acrescente a manteiga e espere que ela derreta, mexendo de vez em quando. Logo após coloque o açúcar e misture bem. Fogo médio-baixo. Acrescente, então, a farinha de trigo e misture. Em seguida, inclua uma pitada de sal e mexa até a massa desgrudar bem da panela. Isso deve levar uns 3-5 min.
  2. Depois que a massa esfriar um pouquinho, coloque-a dentro do saco de confeiteiro. Nesse momento, já coloque um pouco de óleo para esquentar. Quanto estiver bem quente, comece a modelar os churros. Utilize uma tesoura para auxiliá-lo a cortar o tamanho que quiser. Na falta de um saco de confeiteiro com bico, você pode improvisar como eu fiz com um saco, cortando a sua ponta.  
  3. Como essa massa é um pouco consistente, quanto menor o tamanho dos churros, mais difícil será fazê-los (modelá-los). Frite-os até ficarem dourados. Após, escorra em papel toalha. Sirva com a cobertura de doce de leite ou de sua preferência. 

Doce de leite
Rendimento: 01 lata de doce de leite (395g)
Tempo: 45 min.

Ingredientes:

  • 01 lata de leite condensado

Preparo:

  1. Numa panela de pressão, coloque a lata de leite condensado (previamente higienizada) fechada e complete com água até encobri-la.
  2. Tampe a panela e após "pegar pressão" deixe cozinhando por cerca de 40 min. Desligue o fogo e espere que saia toda a pressão da panela. Abra e disponha num potinho para servir com o churros.

PARA OUVIR

"O que na verdade somos" da banda Fruto Sagrado.



*Ficadica
"God bless you!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...