quarta-feira, 20 de março de 2013

Sopa de lentilha - Faki

PARA TOMAR



Conforme o tempo vai passando, mais nítido para mim se torna a necessidade das coisas simples, assim como essa sopa deliciosa que fiz ontem a noite para o jantar.

Até pouco tempo atrás, tinha em mente que precisava ter um ótimo emprego, uma ótima profissão, uma excelente casa, um bom carro etc...

Vejam, tudo isso é legítimo. Qualidade de vida nos remete a ansiar por estes itens acima que são o mínimo para dormirmos em paz.

Porém, a verdadeira paz tenho encontrado em outras coisas...

Ano passado, devido ao sobrecargo de stress, problemas familiares e pessoais todos juntos (entre outras coisinhas menores), acabei tendo 2 crises nervosas num único dia (em março de 2012). Foi um divisor de águas em minha vida. Após isso, tenho repensado sobre minhas palavras, prioridades, atitudes, necessidades, pessoas...

A primeira é que NÃO posso levar o mundo em minhas costas. A maior parte dos meus problemas não eram meus, mas de pessoas ao meu redor. Ainda que as complicações, os problemas possam ser sobre pessoas que amo muito (e que me machuque vê-las sofrendo), será necessário que elas antes de mim queiram ter seu problema resolvido, queiram mudança, do contrário é desgaste, é correr atrás do vento.

A segunda coisa é reanalisar minhas prioridades e para isso tenho aprendido a falar NÃO. Me via constantemente tendo que correr de um lado para o outro (literalmente), carregando encargos para os cargos dos outros, coisas que eu sabia que era morrer para minhas vontades para satisfazer ou acatar às de outrem. Bem, não que sejamos egoístas e paremos de nos doar aos outros, mas o que ficou claro para mim é que é impossível carregar um fardo que não irei suportar. Dar sem nada a receber é maravilhoso, compensador. Dar, dar, dar sem nunca nada receber, nem um obrigada, e ainda ver as pessoas reclamando e te julgando por não fazer mais isso ou aquilo em benefício delas porque a falta do seu serviço prejudica seu cargo, seu mérito, seus números, aí meu amigo, isso é ingratidão.

A terceira coisa é estar mais perto das pessoas que amo e entregar à elas meu coração. Amar quem não te ama é uma virtude melhor que amar a quem te ama, pois torna-se uma decisão: eu decido amar, e ponto. Agora, conviver, compartilhar os sonhos, correr juntos, bem, isso definitivamente é apenas para aqueles que amamos e que nos amam também! Depois do período de dificuldades extremas vividas no ano passado, pude não apenas ver, mas ter ao meu lado as pessoas que me amam verdadeiramente, essas que nunca te abandonam: meu Senhor, meus pais, meu esposo, irmãs, e alguns poucos amigos que contei nos dedos de uma mão. São por esses que corro, que ralo, que choro, me desdobro e por eles quebro todas as condições acima, porque vale a pena!!!


Sopa de lentilha - Faki
Rendimento: 08 a 10 porções
Tempo: 20 min.

Ingredientes:


  • 01 xíc. (sopa) de lentilhas (previamente escolhidas e em molho na água gelada por 3h)
  • Óleo
  • 02 dentes de alho picados
  • 01 cebola picada
  • 01 litro de caldo de carne orgânico
  • 02 tomates
  • 02 folhas de louro
  • 02 colh. (sopa) de vinagre branco
  • Orégano, pimenta-do-reino e sal a gosto


Preparo:


  1. Coloque o caldo de carne numa panela para aquecer até atingir fervura.
  2. Numa panela de pressão, aqueça um fio de óleo e doure a cebola seguida do alho por cerca de 1 min. Acrescente em seguida as lentilhas desmolhadas e refogue por uns 3 min.
  3. Acrescente o caldo de carne orgânico, os tomates reduzidos a molho, as folhas de louro, a pimenta-do reino e o orégano, mexa bem, tampe a panela e após pegar pressão, deixe cozinhar por 10 min.
  4. Apague o fogo, aguarde uns 07 min para que saia a pressão (retire o restante se necessário suspendendo o pino até "parar de chiar"), destampe e acrescente o vinagre e o sal se necessário. Sirva.



PARA OUVIR

"Pontes Indestrutíveis" do Charlie Brown Jr.






*Ficadica
"God bless you!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...