terça-feira, 12 de março de 2013

Arroz para não errar mais

PARA SABER E FAZER


foto: web


Como já relatei em postagem anterior, sofri e muito por conta do preparo do arroz!!!

Hoje trago um passo a passo que com certeza irá te ajudar de uma vez por todas a acertar a mão no arroz nosso de cada dia ;)

Arroz


A técnica de preparo do arroz chama-se Pilaf.

  1. Você pode antes de tudo iniciar o preparo aquecendo o líquido para o cozimento do arroz, pois assim o resultado final será mais rápido. Você sempre irá utilizar a medida de 2 para um de líquido, isto é, 2 xícaras (chá) de líquido para 1 xícara (chá) de arroz, por exemplo. O líquido pode ser além da água, qualquer caldo de sua preferência, como de legumes, carne, frango, peixe etc... (veja receita de caldos orgânico aqui).
  2. Aqueça o óleo (pode ser óleo de girassol ou canola que são mais suaves ou gorduras de sabor mais forte como óleo de soja, de oliva, manteiga e até banha de porco) em uma panela alta, em fogo médio-baixo, com tampa. Coloque de 1 a 3 colh. (sopa) de gordura, sendo que 3 colheres são suficientes para refogar 400g de arroz (10 porções).
  3. Coloque os vegetais aromáticos na panela com o óleo e refogue-os até que fiquem translúcidos e ligeiramente dourados, cerca de 1 a 2 min. Os vegetais aromáticos mais utilizados são a cebola e o alho, que devem estar bem picados mais ou menos do mesmo tamanho para que fritem por igual, sendo aconselhável colocar primeiro a cebola seguida do alho. Para cerca de 300 g de arroz, costumo usar ½ cebola e 2 dentes de alho.
  4. Após dourar os vegetais aromáticos, acrescente o arroz mexendo sempre com uma colher de pau, para incorporá-lo ao sabor dos vegetais e para que eles não grudem no fundo da panela. Refogar o arroz faz com que o amido comece a gelatinizar, assim os grãos se manterão separados após cozidos. Refogue por cerca de 3 min.
  5. Adicione todo o liquido aquecido e mexa bem. 
  6. Tempere o arroz com sal a gosto (utiliza menos sal em caso de estar usando caldo, pois eles já estará temperado). Se quiser, você pode acrescentar tomilho, alecrim, ou outras ervas de sua preferência. Abaixe o fogo para o mínimo e tampe a panela. Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada ou no máximo semiaberta, assim ele não perde nem o sabor nem a consistência.
  7. A etapa de cozimento do arroz pode variar de acordo com a marca do arroz, a chama do fogão, o tipo de panela, por isto o ideal é checar o tempo de prepare de acordo com o fabricante na embalagem do produto, mas normalmente e geralmente este tempo de preparo é de 20 min.
  8. Após desligar o fogo,  mantenha-o tampado entre 5 e 10 min. para que o arroz absorva qualquer líquido que possa estar no fundo da panela. Destampe a panela e solte o arroz com um garfo, separando o arroz. Se necessário, acerte o tempero. Se você esquecer-se de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo americano de água (200 ml) e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.
  9. Ao final verifique: os grãos devem estar macios, mas firmes ao mesmo tempo (all dente), sem permanecerem empapados (“blocos ou bolinhos”); Se cozinhou demais, ficará “empapado” e se de menos, duro. Também não pode ter água no fundo sobrando.

Dicas:


  • Minutos antes de o arroz estar pronto, faça furos com um garfo e salpique dentro uma colh. (sopa) de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.
  • Para esquentar o arroz já cozido, basta colocá-lo num escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Deixe a água da panela ferver durante alguns minutos para que o arroz fique quente e soltinho, ou coloque o arroz amanhecido numa panela com um pouco de água, um pouco de manteiga, mexa, tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como o arroz feito no dia.
  • Quando estiver dominando o preparo do arroz branco, poderá variar no preparo com legumes e ervas, colocadas junto ao líquido para cozinharem ou ao término do cozimento.
  • Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.
  • Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor, dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.
  • Você pode também colocar a panela de arroz queimado, destampada, em cima de uma toalha molhada. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão.
Tipos de Arroz

Arroz Grão Curto - Conhecido como cateto, fica empapado após cozido. É servido sem tempero pelos japoneses.
Arroz Parabolizado - É pré-cozido, o que lhe dá um sabor diferente. O preparo é rápido.
Arroz Basmati - Cultivado na Índia e no Paquistão, tem grãos longos e finos. Após cozido, fica úmido e solto.
Arroz Vialone Nano - Da Itália, é muito usado em ristoso pois mantém a forma após o cozimento e fica cremoso.
Arroz Integral - Precisa de muito líquido e mais tempo para cozinhar. É rico em fibras e boa fonte de proteínas, minerais e vitaminas.
Arroz Vermelho - A cor vem da película que o envolve. Bom para risotos, bolinhos e com carnes brancas.
Arroz Glutinoso - Chamado também de "motigome" (arroz para moti, um bolinho japonês), é opaco e fica bem úmido após o cozimento.
Arroz Negro - É rico em fibras e vitaminas. Vai bem com carnes de caça e em sopas.
Arroz Arbóreo - Seus grãos são arredondados e curtos. Cremoso após cozido, também é um dos preferidos para risotos.
Arroz Carnaroli - Na Itália, seu país de origem, é considerado o melhor dentre todos os usados para risotos.
Arroz Selvagem - Apesar da aparência, não é arroz. Cozido, tem sabor parecido com o de nozes. É ideal para saladas.
Arroz Grão Longo - Conhecido como agulhinha, é o mais usado no Brasil. Fica bem solto após o cozimento.


Fontes:
Wikipédia
 http://blog.clubedolar.com.br/destaque/descubra-os-segredos-do-arroz-soltinho-aprenda-a-prepara-lo-sem-gastar-seu-tempo/
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/tipos-arroz-conheca-variedades-526764.shtml?slide_count=1#scroll



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...