segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Umbuzada - A saga do feriado 4

PARA TOMAR



Eu tinha dito que estaria mais tranquila em ir ao fogão neste tempinho de folga por ter adiantado algumas guloseimas, conforme posts anteriores...

Mas quem disse que eu resisto?
Eu gosto de cozinhar, muito mesmo, e depois o clima hoje está bem diferente do de ontem, não é? (pelo menos em minha cidade)

Ontem o tempo estava assim, meio friozinho... daí o porque do bolo de maçã, do chocolate montanhês e da torta de banana, mas hoje o clima por aqui está beeeem quente!

Aí, estou eu a pensar com meus botões e lembro dos umbus que o Diogo trouxera... "huuum, o que fazer com eles, além de saboreá-los in natura?"
Então fuço daqui e dali e encontro uma receitinha maneira do site da Neide, toda no maior estilo pernambucano, para lembrar minhas raízes...

Eu que nunca tinha provado umbuzada antes, achei muito bom!!!
Bom para refrescar dias quentes como hoje, mas se quiser também pode tomar a umbuzada quentinha =)

Umbuzada
(Ligeiramente adaptada daqui)
Rendimento: 700 ml
Tempo: 10 min.

Ingredientes:

  • 400g de umbus
  • 02 xíc. (chá) de água
  • 02 xíc. (chá) de leite integral
  • 01 xíc. (chá) de açúcar refinado

Preparo:

  1. Lave bem os umbus em água corrente e leve-os ao fogo com as 02 xíc. (chá) de água. Deixe-os ferver por uns 5 minutos, até que estejam completamente amarelados e molinhos (veja foto abaixo).
  2. Escorra a água e leve-os novamente ao fogo com o leite e o açúcar. Mexa bem e deixe cozinhar por uns 3 min. (veja foto abaixo).
  3. Com o auxílio de uma peneira, escorra a mistura num recipiente, de modo que os caroços sejam separados (veja foto abaixo).
  4. Sirva quente ou frio.

Ferva os umbus em água

Cozinhe os umbus no leite com o açúcar

Passe a mistura na peneira para separar os caroços

Umbuzada peneirada e pronta para servir


PARA OUVIR

Esta umbuzada foi preparada ao som da Nívea Soares. "Teu amor não falha".


*Ficadica
"God bless you!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...