segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"Panela velha é que faz comida boa..." Será mesmo?


PARA SABER



Foto: Le Creseut
Foto: Chucrute com salsicha
Na hora de comprar e investir em boas panelas e frigideiras, vale muito se você tiver um conhecimento prévio sobre os material de cada uma e para qual tipo de preparo de alimento ela melhor se enquadra, para não se arrepender depois...

Eu mesma, logo no início do casamento comprei uma frigideira linda, era grande, tinha o lado externo azul e era antiaderente... Sabe o que aconteceu após 3 meses??? Ela enferrujou por inteira!!! Era absurdamente fajuta =/

Para que isso não ocorra com outras pessoas, alerto ao máximo possível a todos os que "suspiram" perto de mim: - "Preciso comprar panelas".

Abaixo, seguem umas dicas bem legais que eu "peguei" daqui e daqui


Como você analisa os diferentes materiais usados na confecção de panelas? 

O material das panelas precisa ser resistente ao fogo e ainda conferir ou melhorar as características sensoriais dos alimentos, como maciez, aroma e sabor. Também deve ser inócuo, como o vidro ou benéficas como o ferro e fáceis de limpar. É importante destacar que durante o cozimento irão ocorrer interações entre o utensílio e a comida e elas podem ser até prejudiciais. No aspecto prejudicial, um exemplo relativamente recente foi o da proibição da produção de panelas de cobre sem revestimento, uma vez que esse metal é transferido em quantidades variáveis aos alimentos. Assim, em 2007 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou o impedimento. A exceção é quando o material aparece revestido como nos fundos triplos das panelas de aço inox. A escolha do material da panela envolve o alimento a ser preparado, a forma de preparo e também as preferência e necessidades nutricionais do consumidor.




  • Antiaderente


Utilize-a com qualquer tipo de alimento, em fogo baixo, para que não solte resíduos. Por usar menos óleo, deixa a comida mais saudável. Lavar com esponja macia e detergente. Secar logo para prevenir manchas de água e evitar o contato com utensílios de metal. Nessas panelas, evite guardar alimentos, fazer cozimentos demorados ou preparar comidas com alto teor de proteína". Por outro lado, são boas para molho de tomate, sopas, farofa e arroz.


  • Alumínio


É barata e leve, mas alguns pesquisadores suspeitam que o alumínio solte resíduos prejudiciais à saúde. É importante não utilizar esponja de aço para não retirar a película protetora que impede a transferência do material para os alimentos. Quanto mais envelhecida, maiores as concentrações do metal. Por isso, troque o seu jogo frequentemente e não deixe os alimentos esfriarem nessas panelas. A melhor indicação para as de alumínio é a fritura por imersão. 


  • Ferro


Ideal para cozido de carnes, legumes, molhos, arroz e feijão. Não se deforma com o calor e conserva a temperatura. Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo, indica que cozinhar nesse tipo de panela ajuda a suprir cerca de 20% da necessidade diária de ferro. Depois de lavá-la, seque-a no forno para não enferrujar. Quando esfriar, passe uma camada de óleo antes de guardar. Na próxima vez que for usar, limpe antes. Se notar pontos de ferrugem, é hora de trocar a panela. Indicada para portadores de anemia, crianças, gestantes e vegetarianos. Evite frituras e o contato prolongado com o alimento.


  • Inox


Esse material é resistente e atinge altas temperaturas rapidamente, ou seja, cozinha em menor tempo e é ideal para qualquer tipo de alimento e fogão. É a melhor panela para o dia a dia. Embora tenha um custo mais alto, não apresenta deformação, está menos sujeita a manchas e não libera resíduos durante o cozimento dos alimentos. Limpe-a com esponja macia, para não arranhar, e detergente neutro. O ideal é secar com pano logo depois de lavada. Evite alimentos com alto teor de sal. Não é aconselhável a fritura por imersão, pois a temperatura do óleo fica muito elevada. Antes de inaugrar, ferva água quatro vezes para reduzir a transferência de níquel.


  • Vidro


A vantagem dessa panela é não transferir qualquer tipo de resíduo para os alimentos. Também concentra bastante calor e é ideal para fazer frituras, sopas, molhos e cozidos. Por ser delicada, exige mais cuidado no manuseio. Lave sempre com esponja macia e detergente neutro para não criar arranhados que possam acumular detritos. Se aparecerem manchas escuras, deixe-a em banho-maria em uma solução de 5 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 litro de água até que o sinal desapareça ou, no máximo, por 30 minutos. Importante: nunca leve a panela vazia ao fogo - o  vidro estoura.


  • Pedra-sabão


É ideal para o preparo de pratos mais demorados, como frango com quiabo e moqueca. Não altera o sabor dos alimentos e mantém o calor por mais tempo. Além de tudo, esse material libera quantidades expressivas de nutrientes importantes, entre os quais cálcio, magnésio, ferro e manganês. Mas antes a panela precisa ser curada para evitar que o níquel passe para a comida. Para isso, coloque 2 colheres (sopa) de óleo de cozinha e leve ao fogo até que a fumaça do óleo fique preta. Conserve-a lavando com esponja macia e detergente neutro. Seque no fogo baixo antes de guardar.


  • Esmaltada


Evita a proliferação de bactérias e não libera resíduos. Assim, é a mais indicada para o preparo de alimentos de recém-nascidos. É boa para molhos, sopas e carnes. Para retirar manchas, misture 2 colheres (chá) de alvejante (também pode ser aplicado aos modelos coloridos) em 600 ml de água e deixe por até 2 horas. Não utilize a panela se a pintura interna estiver danificada ou descascada. O esmalte contém elementos tóxicos, como chumbo e cádmio, que provocam várias doenças, entre as quais problemas no fígado e nos rins. Lave com esponja macia e detergente, para não arranhar.


  • Barro


Por conservar a comida mais quente, esse é o melhor material para preparar peixes e carnes com molhos. É necessário curar a panela antes de usá-la pela primeira vez: leve ao fogo com 2 colheres (sopa) de óleo de cozinha e desligue quando a fumaça do óleo começar a ficar preta. "Verifique se ela não foi feita com compostos à base de chumbo, cádmio e níquel, que passam para o alimento e fazem mal à saúde. Peças muito brilhantes indicam que esses metais podem ter sido usados, então, prefira as foscas. Outra dica é verificar se o produto vem com um selo de qualidade da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


  • Fuja do cobre!


Esse tipo de panela não pode mais ser comercializado no Brasil. A legislação atual proíbe porque o metal passa para os alimentos com muita facilidade e, em grande quantidade, pode causar sérios problemas ao organismo, como lesões cerebrais, renais e intoxicações. Essa panela só pode ser vendida sem risco se for revestida por inox ou estanho, que evitam essa transferência. Para saber, observe a parte interna da panela: se for preta, tem inox; se apresentar tom grafite, tem estanho.


  • Cerâmica


A cerâmica nova e atóxica é ótima para guardar os alimentos, com exceção do vinagrete (a acidez pode prejudicar o brilho do recipiente). Bem indicada para o preparo de sopas e molhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...