segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Facas - para você ficar afiado(a)


PARA SABER


Tenha em sua cozinha ao menos uma boa faca de chef, pois se parar e pensar, praticamente você a utilizará todos os dias, certo?
Agora, onde eu quero chegar:
As facas de qualidade normalmente são mais afiadas do que as “mais em conta”, então se o corte for mais preciso, isto exigirá de você menos pressão, menos esforço na hora de usá-la, evitando assim o stress ou dores nas mãos por esforço demasiado. Sem contar que com isso você terá mais controle, diminuindo os riscos de acidente.
Facas de qualidade quando bem conservadas duram bastante, o que evitará gastos por um certo tempo.

Cuidados


  • Usar sempre a faca adequada para cada operação.
  • Nunca expôr a lâmina ao calor ou à chama. Temperaturas elevadas podem destruir a têmpera do aço.
  • Sempre afiá-la com a chaira ou a pedra (o que for melhor para você) antes e depois do uso, nunca na pia, chão ou qualquer outra coisa!


1. Limpeza

Até as facas de aço inox não são 100% inoxidáveis. Por isso, lave e retire todos os resíduos de substâncias ácidas da lâmina, tais como sumo de frutas e legumes, ou alimentos salgados imediatamente após o uso para evitar manchas de ferrugem na lâmina. Manchas podem ser retiradas facilmente com detergentes comuns. 

2. Uso de lava-louças

As facas com cabo de material sintético podem ser lavadas em lava-louças (preferencialmente com programa econômico e temperatura máxima de 55º C). Nunca colocar as facas com cabo de madeira na máquina de lavar.
Atenção: para evitar que a lâmina danifique durante a lavagem, coloque-a numa posição segura dentro do lava-louças, ou seja, onde ela não possa entrar em contato com outros objetos como talheres ou panelas.

3. Lavagem à mão

A lavagem manual é especialmente recomendável. Após o uso, limpe a faca sob água corrente morna. Se necessário, use detergente e uma esponja macia. É importante lavar a faca com a parte macia da esponja, pois as esponjas de aço ou aquelas com o lado “verde” desgastam o serrilhado da faca. Seque a faca imediatamente, do dorso para o fio, para evitar ferimentos.


4. Evite usos inadequados

Uma faca não é uma chave de fenda nem um abridor de latas. Ela não é adequada para esses usos, pois a lâmina pode ser danificada.

5. Use sempre uma tábua adequada como base

Qualquer faca perde seu fio com o uso regular. Tábuas de porcelana, vidro ou metal não são adequadas pois, com seu uso, as facas ficam cegas mais rapidamente. Uma tábua deve ser maleável e fácil de limpar. As tábuas de madeira são mais higiênicas do que as de plástico, pois a madeira possui ácidos naturais que são capazes de promover uma "auto-limpeza". Apesar disso, lave sempre a tábua logo após o uso.

6. Guarde as facas em local seguro

Nunca colocar facas soltas numa gaveta. Para além de perderem o poder de corte ao baterem uma nas outras, existe sempre o perigo de um acidente ao procurar uma faca.
As facas devem ser colocadas num bloco, penduradas num íman ou numa bolsa de vinil, respeitando quatro fatores: segurança, proteção do fio, limpeza e conforto.

* Bloco de Madeira
Cada faca encaixa perfeitamente na sua ranhura e nenhum gume fica exposto.
Para completa segurança, o Bloco para Facas deve ficar sobre uma superfície plana e antideslizante. Para a limpeza do Bloco, use uma esponja macia úmida. Seque-o com um pano de cozinha.

* Barra Magnética
É a melhor solução quando se tem falta de espaço, mas não se devem colocar peças muito pesadas que podem escorregar.

* Bolsa
Uma forma segura de guardar as suas facas. Os cozinheiros usam-na quando se torna necessário transportá-las.

Para que serve cada tipo de faca:







Fontes


http://areagourmet.blogspot.com.br
http://blogdoefacil.com.br
http://www2.zwilling.com
http://www.fazfacil.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...