terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cogumelos

PARA SABER

Na Itália, funghi é simplesmente o plural de fungo, cogumelo. Por isso, funghi secchi não é uma espécie, e sim a denominação para qualquer cogumelo desidratado ou seco.

Os tipos mais conhecidos de cogumelos são:


  • Porcini

Pelo sabor inconfundível, são os queridinhos dor gourmets no preparo de molhos e risottos. Nascem no Hemisfério Norte (Europa e América do Norte). Delicados e perecíveis, são desidratados para garantir a durabilidade.


  • Shiitake

É maior que os outros tipos, e tem um chapéu grande e carnudo de cor marrom. Fica ótimo em saladas, molhos, risottos, massas, bruschettas ou apenas refogados com manteiga e shoyu. Dizem que é um poderoso afrodisíaco.


  • Shimejii

Estes cogumelos crescem em pencas, e seus talos são finos e longos. A aparência pode ser feia, mas o sabor... Prove-os em risottos, massas ou refogados em manteiga e shoyu. Ou grelhados, como acompanhamentos de carnes.


  • Paris

Também conhecido como champignon, é o mais cultivado e consumido no mundo. Fresco ou em conserva, sua textura macia possibilita inúmeras incursões na culinária. Usado em molhos, pizzas, omeletes, saladas, massas, aperitivos...


Fonte
Revista Mauá Plaza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...