Pois é, caros leitores, antes de qualquer coisa quero agradecer de coração pelas visitas ao blog e por vocês disporem de tempo da vida de vocês lendo as postagens ou preparando algo que viram aqui :)
E como tenho refletido acerca do tempo nesses últimos 2 anos...
Tempo é um dos bens mais preciosos que podemos dispor, é considerado até mesmo artigo de luxo (ouvi isto do João Dória Jr. em uma de suas entrevistas), e definitivamente não temos o poder de acrescentar os dias de nossas vidas, pois não é algo que se encontra em prateleiras de supermercado, não controlamos, não fabricamos...
Tenho pensado também, neste auge dos meus 30 anos, que é primordial investir tempo de sua vida com aquilo que te traga plenitude em satisfação, mais diretamente falando sobre trabalho, talvez nem toda grana do mundo pague pelas horas/dia trabalhadas multiplicadas por meses, multiplicadas por anos resultando apenas em: troquei anos (tempo) da minha vida por dinheiro e colocando TUDO na balança, não valeu a pena!
Então voltamos àquele pensamento: "Faça o que gosta e nunca terá que trabalhar". Concordo! É fato! Mas não vale apenas fazer o que gosta se as demais coisas ao seu redor vão contra seus valores e escrúpulos. Por exemplo: Do que adiantaria a pessoa sonhar em fazer medicina, ralar durante anos, se formar e acabar trabalhando num hospital onde ele tenha que forçadamente colaborar com o tráfico de órgãos? o.O
Ou uma pessoa que deseja trabalhar com educação, se empenha ao máximo em fazer a diferença e marcar positivamente a vida dos discentes com a troca de conhecimento e experiências, mas, o órgão onde este profissional presta serviços (seja ele privado ou público) é corrupto e chama os alunos de clientes??? o.O
A educação no Brasil - Está em antepenúltimo lugar no "ranking" mundial
Estudei durante toda a vida em escola pública e só para se ter uma noção de como era a situação, enquanto algumas crianças nesta época sonhavam em conhecer a Disney, ou sei lá, ser paquita da Xuxa, meu sonho era simplesmente estudar em uma escola privada.
Nos dias de hoje as coisas não mudaram. O que mais me entristece é acompanhar de perto aquele doce sonho (aquele mesmo, de estudar numa escola particular), simplesmente desmoronando diante de tanta coisa revoltante, porque as coisas não estão muito diferentes do que se vê no ensino público.
Não posso de maneira alguma generalizar, seria absurdo, pois há ainda instituições verdadeiramente preocupadas em desenvolverem seu papel enquanto educadores: formar pessoas com excelência, amor e seriedade, mas, vou me deter a 4 instituições/situações privadas distintas onde pude constatar casos (dos poucos que tive conhecimento) vergonhosos. De verdade.
O primeiro caso trata-se de uma instituição que oferece cursos profissionalizantes para jovens e adultos em três setores industriais e que está começando a ser divulgada aqui em São Paulo (trata-se de uma escola com matriz em outro estado, na região sudeste). Os sócios fundadores dividem-se entre São Paulo e o outro estado (matriz), permanecendo a maior parte do tempo por lá. Aqui ficam os responsáveis, no caso as secretárias, que lhes passam todo o desenvolvimento do projetos nos pólos onde atuam. O problema é que em nenhum pólo há um coordenador de ensino, os professores recebem orientações pedagógicas das próprias secretárias que não têm embasamento nenhum ou formação acerca de educação. Veja, para se ter uma breve noção de como o gerenciamento e o cronograma de aulas são cumpridos, ocorreu um episódio em que a secretária de um dos pólos pediu a dispensa de 3 turmas 1h MAIS CEDO do horário normal, porque ELA PRECISAVA FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO COM O MARIDO. Meu Deus!!!! É ou não é para enfartar??? Se tivesse um filho estudando neste lugar e isto me chegasse ao conhecimento, não pensaria 2x em tomar uma atitude, qualquer uma, menos a de deixar isto quieto.
Esta mesma secretária (numa outra situação), deixou um aluno esperar por quase 1 ANO após o término de seu curso, para conseguir retirar o diploma. Em contrato, há uma cláusula em que o certificado de conclusão seria entregue ao aluno assim que este concluísse e fosse aprovado no curso, além disso, este aluno precisava do seu diploma ou certificado de conclusão porque estava dependendo deste documento para ser efetivado no trabalho, do contrário perderia a vaga. O aluno precisou procurar um professor que não prestava mais serviços à instituição para de alguma forma conseguir o diploma (porque a tal secretária nem atendia suas ligações e nem lhe retornava. Até por rede social o discente tentou contato mas nem assim a "secretária" o atendeu). Depois deste ex- colaborador tentar intermediar a situação por quase 2 meses, o aluno só obteve retorno por parte da escola e contato efetivo com um "responsável" (entre aspas mesmo, porque é difícil me referir a alguém assim como "responsável") após ser instruído por aquele mesmo ex-colaborador/professor a entrar com pedido no PROCON.
Olha, já estou enojada. E como disse, é uma instituição particular.
O outro caso é numa escola de idiomas. Como, mas co-mo é possível, o dono (que trabalha diretamente na escola) exigir qualificação por parte dos profissionais, disciplina, organização, pontualidade e etc, e em troca não oferecer se quer as condições em acordo com a lei vigente sobre a carga horária deste profissional?
Em outras palavras: o professor recebe por 44 horas semanais, mas trabalha 48 horas.
Aos sábados, este mesmo professor trabalha por 9 horas seguidas sem pausa para almoço! Uma das regras internas da instituição: é terminantemente proibido que o docente sente-se na cadeira durante as aulas, estas devem ser ministradas em pé (e somente em pé) durante toda a jornada de trabalho (totalmente errado perante a lei). Salas de aula com 30 alunos (qualquer semelhança com escola pública é mera coincidência) e estas mesmas turmas com estudantes entre 08 e 20 anos de idade, TODOS juntos, TODOS estudando o mesmo conteúdo sem nenhuma distinção, NADA, e sem MATERIAL!
O professor também é responsável por diversas outras tarefas que seriam cabíveis a um auxiliar de coordenação, como por exemplo, as ligações telefônicas diárias aos alunos faltantes e etc. Falta de ética profissional no trato com os colaboradores (professores são cobrados diariamente por cerca de 40 minutos seguidos em em muitas vezes dentro de suas pausas para o almoço, por resultados individuais, mas sempre no meio de todos, e isso também vale para aqueles que sofrem de depressão e tomam medicamentos, sem exceção). Enfim, muita coisa errada num só lugar! Muuuita! Blaargh!
Para falar da outra instituição que é de informática e idiomas, podemos começar com a "captação" dos futuros alunos para o lugar, é isso mesmo, aquela velha mentira do: "Alô, queria falar com fulano, aqui é do órgão governamental X e você foi sorteado com uma bolsa de estudos. Precisa comparecer no endereço Y urgentemente ou perderá o benefício". Mentira em cima de mentira! Primeiro que a ligação é feita do próprio local, segundo que não existe o tal benefício.
Há uma divisão de setores, isto é, numa "escola" onde no mínimo o respeito e a educação deveria ser uma bandeira, a diretora "comercial" não se "mistura" com os professores, que não falam com as recepcionistas, que não têm contato com a coordenação de estudos, que não se integra aos divulgadores... enfim, separação de castas!
A estrutura física é bacana, mas, a administrativa... ai ai ai... E qual a palavra de ordem? Dinheiro. Se os alunos não pagam a mensalidade, um percentual é abatido do salário do professor correspondente! o.O
Descontos indevidos, negligência e manipulação manual das horas extras entre outras coisas fazem com que a rotatividade de troca de professores atinjam uma média de 4 docentes por mês!!! Isto, logicamente, arrebenta onde??? No desenvolvimento e na qualidade das aulas ministradas aos alunos, claro! Daí soma esta bagunça à cobranças indevidas e a bola de neve está feita. Se for falar então de desvio de dinheiro, rende muuuito pano para manga! Nojo ao cubo!
Por fim, agora falando de uma instituição cristã que abrange de educação infantil ao EM e que tem como diretora do colégio, nada mais nada menos que uma pessoa sem formação nenhuma na área educacional. Talvez este não seja o pior ponto. O pior é ouvir de suas colaboradoras/professoras, que a sra. "diretora" não gosta de crianças e que ambos (docentes e discentes), são tratados e vistos apenas como números!!!! Pára tudo, por favor!!!! Faça qualquer outra coisa então para conseguir um sustento (ou status em seu meio), menos trabalhar com educação (ou com a área da saúde também, pelo amor!!!). Não continue a marcar tão negativamente estas vidas (falo porque conheço de perto e também por experiência própria).
Olha, todo este sistema está caído e falido, tristemente! Não sou dona da verdade e muito menos dos parâmetros que regem o mundo, mas há coisas que são esdrúxulas e desnecessárias que chega a ser difícil acreditar que sejam verdade!
PICLES DE CASCA DE MELANCIA
(Receita daqui)
Rendimento: serve 8 pessoas
Preparo: 10 min. Tempo total: 3h e 30min.
Ingredientes:
- 500g de casca de melancia
- 3 colh. (sopa) mais 1 colh. (chá) de sal
- 1 1/2 xíc. (chá) de vinagre de cidra
- 1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
- 2 colheres de sopa de especiarias (1 pau de canela médio quebrado em pedaços menores; 1 colh. (sopa) de cravos inteiros; 1/2 colh. (chá) de sementes de mostarda)
- Água
Preparo:
- Usando um descascador de legumes, retire a parte verde dura da casca de melancia e deixe apenas a parte branca da casca, cortando-as em tiras de tamanhos aproximados (cerca de 1x5 cm cada).
- Em uma panela média, misture 5 xícaras de água com 3 colheres de sopa de sal e leve para ferver. Quando fervido, adicione as cascas. Cozinhe em fogo médio-alto até ficar al dente (cerca de 5 min.). Escorra e volte-as para a panela.
- Na panela, misture os demais ingredientes e mais uma xíc. (chá) de água. Deixe ferver, mexendo para dissolver o açúcar e o sal. Com cuidado, distribua as cascas em vidros esterilizados*, cuidando para não se queimar e complete-os com o líquido mais os condimentos do cozimento restantes na panela (use o auxílio de uma concha), de modo que as cascas fiquem completamente submersas. Deixe esfriar até a temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 2 horas e até 2 semanas. Sirva como acompanhamento para queijos, sanduíches ou hambúrguer, ou se preferir, com pães fatiados como entrada.
*Esterilizando vidros:
- Água fervente: dispor os vidros (as tampas também) sobre uma grade (ou pano de prato limpo) dentro de uma panela e preencher com água que deve passar em 2cm a altura (mínimo) do vidro, ou seja, ficam submersos. Então, deixar a água ferver (ponto de ebulição) e contar 10 minutos, esse tempo pode variar dependendo da altitude em relação ao mar de onde você mora. A cada 300 metros acima do nível do mar, aumentar em 1 minuto o tempo de fervura dos vidros. Diminua a temperatura, mas mantenha os vidros na água quente até o momento de usar.
- Forno: colocar os vidros sobre uma assadeira limpa, levar ao forno desligado. Ligar o forno em 200ºC, quando atingir a temperatura, marcar 20 minutos. Após, diminua a temperatura, mas mantenha os vidros no forno quente até o momento de usar. As tampas recomendo que sejam esterilizadas pelo método de água fervente. (Fonte: Prato Fundo)
PARA OUVIR
"Bittersweet Symphony" do The Verv.
Agridoce como a receita e como o texto do post.
*Ficadica
"God bless you!"
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