quinta-feira, 11 de abril de 2013

Tomate Concassé para um filé grelhado

PARA COMER


O nome até parece complicado, mas seria nada mais nada menos que a técnica de descascar o tomate e descartar suas sementes =)

Por conta das muuuuuitas novidades das aulas, chego em casa louca para testar cada experimento e conhecimento adquiridos, então logo quis colocar as mãos na massa, ou melhor, nos tomates!

Vamos ao passo a passo?

Bem, antes de qualquer coisa, tempere 1/2 kg de sassami (limpos) com o suco de 01 limão e pimenta-do-reino mais sal a gosto.

Leve-os para grelhar (em fogo baixo) numa frigideira grande com um fio de azeite, de modo a ir virando-os para não queimarem e para que fritem por igual (mais ou menos por 30 min. sendo 15 min. de cada lado).

Para o tomate concassé (enquanto os filés grelham):

Retire o umbigo do tomate



Faça um corte superficial em forma de "x" na parte inferior do tomate


Coloque o tomate em água fervendo (abundante)



Quando perceber que a pele está começando a soltar (poucos segundos), retire o tomate e coloque-o imediatamente em água com gelo (se for com mais de um tomate, é aconselhável colocar na água fervente no máximo 5 unidades por vez)


Deixe esfriar e retire a pele



Corte transversalmente e retire as sementes (reserve as sementes)



Corte as "pétalas" de tomates em tiras finas e depois em cubinhos, tentando manter um mesmo tamanho


A esta altura, os filés de sassami estarão quase prontos. Ao estarem no ponto, apague o fogo e disponha-os num refratário para servir.

Na mesma frigideira, derreta uma colher de sopa de manteiga e passe as sementes reservadas dos tomates por uma peneira. Junte este caldo à manteiga derretida, mexa para incorporar formando um molhinho. Salpique os cubinhos de tomates sobre os filés e finalize com o molho. Sirva.


Fonte: Gastromotiva Brasil


PARA OUVIR

"Pontes indestrutíveis" do Charlie Brown Jr.




*Ficadica
"God bless you!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...