terça-feira, 9 de abril de 2013

Arroz com chuchu porque treinar é bom!

PARA COMER





Como dito antes, estamos aprendendo sobre os tipos de cortes.

Da mesma maneira que coisas relacionadas à tecnologia levam nomes americanos, os termos culinários em grande parte são franceses (questão de "berço").
Depois de teoria e aulas demonstrativas da chef Michele Bunemer, fomos à cozinha para experimentar da brincadeira, hehe.. E foi muuuuito bom!!!!

As aulas têm sido show, os professores, chefs, equipe, o projeto, a turma engajada, interessada!!! Só temos a agradecer!!!!! 

Não me contive, e, ao chegar em casa na hora de preparar o jantar, aproveitei para treinar ;)


Chuchu no corte Julienne

Apanhei 2 chuchus, um foi cortado em Julienne para uma deliciosa salada:
Após lavar, descascar e cortar o chuchu como na foto, coloque-o num recipiente, acrescente água até cobri-los, tempere com um pouco de sal e leve ao fogo por uns 10 a 15 min. (até estar al dente). Retire do fogo, escorra, espere esfriar e tempere com azeite, vinagre balsâmico e salsa.

Faça o mesmo procedimento de limpeza e corte com o outro chuchu, mas finalize-o com o Brunoise. Corte 1/2 cebola também em Brunoise, coloque-a numa panela com óleo (1 a 3 colh. sopa), seguido dos chuchus e pimenta-do-reino a gosto e refogue por uns 2 min. Acrescente o arroz lavado e escorrido e termine o preparo como de costume.




Veja sobre alguns cortes:

Julienne (Juliana): tirinhas de 4 a 5 cm de comprimento por 2 a 3 mm de largura. Usada para sopas do mesmo nome com cebola, cenoura, nabo, repolho, aipo e batata.

Brunoise: cubos de 2 a 3 mm quadrados. Para guarnição ou sopa de hortaliças.

Paisana ou camponesa: corte em forma de ¼ de medalhão, que se obtem com vegetais compactos, seccionando-os em sentido perpendicular, depois horizontal, e em seguida tirando fatias de 2 a 3 mm de largura. Os folhosos se cortam em pedaços quadrados com 2 cm de lado. Usado para sopas e ensopados.

Noisette ou em forma de avelãs: corte em forma de bolinhas de tamanho diverso, para o que se usa um cortador especial. Empregado em batatas para fritura, guarnição de vegetais compactos (cenoura, nabo, abóbora, chuchu) e para acompanhar sopas, cremes e purês.

Chateau (castelo): é um corte torneado que se faz com uma faquinha de ponta, dando aos vegetais uma forma de amêndoa. Também usado para guarnição em prato de carne.

Bâton (bastão): usado para batatas que se cortam em bastõezinhos de 5 a 6 cm de comprimento e 1 ½ a 2 cm de largura.

Allumettes (fósforo): usado para batatas que se cortam em 1 ½ a 2 mm de largura e 5 a 6 de comprimento.

Paille (palha): corte em tirinhas como Juliana. Empregado em batatas para fritura.

Liard: modelam-se os vegetais compactos em forma de cilindro e então se cortam em pedaços de 3 a 4 cm.

Chip: usado para batatas grandes, cortadas em lâminas muito finas para frituras, servidas como aperitivos. Este corte também é usado em preparações mistas.

Jardineira: corte em cubo de 1 cm, usado para guarnições simples e mistas de vegetais compactos.

Chiffonade: Verdura finamente cortada, geralmente alface, couve ou espinafre, usado como uma base, enfeite ou nas sopas.

Macedoine: Este é um cubo cortado, com 5 mm, que é maior do que o corte brunoise. Os vegetais usados são cenoura, cebola, nabo e aipo.

Fonte


PARA VER

Confira os cortes Julienne, Brunoise e Chiffonade:




*Ficadica
"God bless you!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...