quinta-feira, 21 de março de 2013

A minha pedra de forno - Utensílios 7

PARA EQUIPAR



É possível que em algumas postagens anteriores vocês tenham notado esta simpática pedra em meu forno =)

E digo mais, assim como boa parte das coisas em minha cozinha, este utensílio também tem história, mas vamos falar a princípio da pedra, ok?

Eu tinha lido sobre, mas a primeira vez em que vi mesmo foi no programa do Jamie Oliver, e gente, vale e muuuuito a pena!!! Seus pães e pizzas nunca mais serão os mesmos, isto porque assá-los na pedra vulcanizada (é a ideal) ou em  mármore/granito faz com os alimentos tenham a finalização o mais próximo possível de um forno a lenha! Olha que bacana!!! ;)

Vamos agora para a história e assim vocês ficam sabendo como adquirir uma.

Então após saber da utilidade da bonita, queria porque queria uma em meu forno. Ponto. Daí, andando outro dia pela avenida com o Diogo, eis que avisto debaixo de uma árvore um pedaço retangular e intacto de granito! Exclamei: "Diogo, isto é perfeito para o nosso fogão e está ali, de graça!!!! Vamos levar". O Diogo olhou para mim, olhou para a pedra, resistiu um pouco mas logo me ajudou na boa ação dupla: retirar a pedra de debaixo da pobre árvore para que esta se tornasse a "minha pedra de forno",  rsrs...

Colocamos ela dentro da minha mochila e ao chegar em casa comecei o processo de higienizá-la. Lavei-a com água corrente, escova e detergente neutro. Enquanto escovava a pedra, a cheleira fervia a água no fogão para escaldá-la. Escova, escova, escova e sabão, sabão, sabão, toma então um enxágue com água fervente. Esperei que ela resfriasse, enchi o tanque com água limpa e coloquei um litro de água sanitária, onde ali, a linda pedra ficou de molho por 24h.

Depois de todo o trabalho de higienização, hora de ver se ela estaria de acordo com o tamanho do meu forno, e não é que deu certinho ;)

Estava feliz da vida, mas, nem tudo corria bem... O Diogo estava agoniado com a presença da pobre pedra em nossa casa (daí por nnnnn motivos), agonia tamanha que dentro de 3 dias ele pede para simplesmente se livrar dela, e eu após relutar um pouco, cedi. E logo pela manhã, lá se foi embora minha pedra de forno (e grátis).

No dia seguinte, meu querido marido chega em casa com esta pedra linda, e estava novinha em folha! Quando ele desfez da outra, foi até uma marmoraria, deu as medidas do forno e encomendou uma pedra para mim pra fazer surpresa, e, no dia seguinte, lá estava eu feliz da vida com o "brinquedo" novo!

Bem, essa é a história da minha pedra, e como disse você pode ir a uma marmoraria e encomendar uma nova, ou pode ir a uma demolidora e encomendar uma a partir de pias velhas que seriam descartadas. Ambos não sairão caros ;)
Ou, você poderá ainda, encontrar uma debaixo de uma árvore, rsrsrs...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...