terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Chocolate branco, ao leite, amargo... Qual o seu favorito?

PARA SABER


Como já mencionei antes, AMOOOO chocolate (amargos são meus prediletos!) por isso este post  vou dedicar aos amigos leitores chocólatras ;)

O chocolate provém do cacau.
Para iniciar a transformação o fruto é cortado, as amêndoas são tiradas do miolo e colocadas em grandes caixas de madeira para passarem por um processo de fermentação e depois de secagem.
Ao serem fermentadas e secas, elas chegam às fábricas, onde são limpas, torradas, descascadas e trituradas. Ao passarem pelo moinho, resultam numa massa pastosa, chamada de licor de cacau (apesar no nome, não é a mesma coisa que a bebida).
Depois a massa ainda é separada em manteiga e torta de cacau.
Da torta de cacau quebrada e moída, provém o cacau em pó, vendido em forma solúvel em líquidos. Para isso mistura-se o cacau em pó com açúcar e aromatizante, de acordo com a receita de cada fábrica.
A manteiga de cacau pode ser usada na indústria farmacêutica e de cosméticos, mas para se transformar no chocolate, ela vai para o misturador onde será combinada ao açúcar, leite e a massa de cacau (licor). É a quantidade de cada um desses itens que dará resultados diferentes:


  • Chocolate Branco - Para ficar branquinho, esse tipo de chocolate não tem massa de cacau (licor) em sua receita. É basicamente manteiga de cacau e açúcar.
  • Chocolate ao Leite - A sua receita conta com menos massa de cacau e mais leite e açúcar.
  • Chocolate Meio Amargo e Amargo - São chocolates que tem pouco açúcar e mais massa de cacau em sua composição. 


Fonte
Revista Receita certa Chocolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...