Esta simpática prateleira guarda aquilo que dá o toque final aos meus experimentos, digo, pratos: os temperos!
Confesso que o máximo que utilizava era alho (que continuo utilizando desde ontem, hoje e sempre), sal e pimenta-do-reino, mas depois que você passa a experimentar um pouco daqui, inovar dali, arriscar acolá, pronto, não fica mais sem!
Afinal, o nome deste blog (o primeiro nome) é em homenagem ao meu amor por condimentos, para ser mais exata pela cúrcuma (ou açafrão-da-terra).
Comprei o dito por acaso e quando o testei numa receita com frango, foi um senhor -"UOU!!!, quequeisso???"
Segue abaixo uma lista bem bacana de especiarias =)
*As com asterisco são as que estão na minha prateleira ou em outros lugares da minha cozinha, hehe...
Temperos Especiais
- Açafrão - Um dos condimentos mais caros do mundo, é muito potente e essencial na paella espanhola, na bouillabase francesa, no risotto alla milanese e em pratos marroquinos. É encontrado também em pó.
- *Açafrão-da-terra (cúrcuma) - De sabor ligeiramente picante, existe nas versões pó e raiz fresca. No Nordeste, entra no preparo de arroz, peixada e pirão.
- *Anis-estrelado - De sabor forte e aroma doce, vai bem com peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoitos e doces.
- *Canela - Quanto mais fina é a casca da canela, melhor é o seu sabor. Aparece na culinária mundial em receitas doces (arroz-doce, bolos, bebidas e chocolate) e salgadas (carnes e ensopados), em pau ou moída.
- Cardamomo - A essência aromática está nas sementes dentro das cápsulas. Serve para aromatizar doces, salgados e algumas bebidas como chás.
- Coentro - As sementes (inteiras ou moídas) têm sabor mais suave do que as folhas e vão bem com legumes, assados, ensopados e chutneys.
- *Cominho - De aroma acentuado e sabor fresco, esse condimento é muito comum na cozinha árabe, no extremo oriente e na América Latina. Combina bem com outros temperos.
- *Cravo-da-índia - De sabor intenso e ligeiramente picante, o cravo pode incrementar o sabor dos doces, assados e bebidas em geral.
- *Mostarda - Os grãos servem para realçar o gosto de conservas, batatas cozidas e receitas de carne de porco. Já a mostarda em pó é ótima opção para caldos, sopas e molhos.
- *Noz-moscada - Essa semente perfuma receitas à base de leite e creme de leite, como purês e molhos brancos, com vegetais como cebola, couve-flor, espinafre e batatas, além de bolos.
- *Páprica - De sabor picante ou doce, esse condimento deriva de um tipo de pimentão de cor vermelha-escura. É bom em molhos e ensopados de carne ou frango.
- *Pimenta calabresa seca - Essa variedade seca e flocada é excelente para dar sabor bem picante a molhos e temperar carnes. Deve ser usada com parcimônia.
- *Pimenta-do-reino - Nas versões preta (colhida verde, com a polpa, que depois escurece) e branca (colhida madura, sem a polpa), é encontrada em grãos ou já moída. tempera molhos, carnes, saladas, maionese e uma infinidade de pratos.
- *Erva-doce - De aroma adocicado, as sementes entram no preparo de infusões, peixes, legumes, bolos e biscoitos.
- Kummel (alvaravia) - As sementes dessa especiaria, uma das mais antigas da Europa, servem para perfumar receitas com batatas e repolho ou pães.
- Zimbro - Costuma ser usado inteiro em porco, cabrito e carnes de caça, como javali, mas também combina com chucrute, beterraba e marinadas.
- Pimenta-da-Jamaica - Como o nome sugere, é nativa da América Central e a principal produção vem da Jamaica. É também conhecida como allspice (todas as especiarias em inglês) por ter sabor ligeiramente picante, como o da canela, do cravo e da noz-moscada. Inteira ou moída vai muito bem em marinadas, picles e receitas de bolo com mel.
Outros temperos
- *Alho - pode ser utilizado de diversas formas, cru, refogado, picado, em rodelas, etc, conforme os gostos que são pouco unânimes. Em geral, os povos mediterrânicos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, em conjunto com o tomate e a cebola. Junto ao alho, também pode ser usado como tempero outros vegetais aromáticos, como a *cebola, o aipo e etc...
- *Sal - O sal era, até o início do século XX, um importante conservante alimentar. A tal ponto chegava sua importância, que foi até mesmo usado como forma de pagamento no período romano, sendo esta a origem da palavra "salário".O mais popularmente conhecido é o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como "sal comum" ou "sal da cozinha", por ser largamente utilizado na alimentação humana.
- *Sal grosso - sal não refinado também chamado sal marinho, muito utilizado para salgar carnes em churrasco, ou na culinária, moído na hora.
- Flor de sal - A flor de sal ou coalho é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. É um ingrediente comum na moderna alta gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefs de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em oligoelementos e micronutrientes.
- Coarse salt - é o sal grosso moído porém um pouco mais fino. É aconselhável utilizar um moedor de sal que não tenha peças em metal porque ele pode enferrujar e quebrar.
Obs.: Segundo nutricionistas, o ideal é que se consuma 6g de sal por dia. Em média, para duas pessoas, equivaleria a cerca de 2kg de sal por ano.
- *Ervas em geral - Veja algumas que gosto aqui.
Fontes
Revista Claudia Cozinha
Wikipédia
PARA OUVIR
Oficina G3 - "Te escolhi"
*Ficadica
"God bless you!!!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário